NA VOZ DA SERRA

segunda-feira, 11 de abril de 2011

PEDÓFILO VAI PARA A CADEIA EM VÁRZEA DO POÇO. .



Esta preso na carceragem da Delegacia de Várzea do Poço, Genivaldo Almeida dos Santos, conhecido como “Tane Global” natural da mesma cidade, profissão técnico em Informática, o mesmo foi preso por Policias Civis, sob o comando de Drª Manuela, após ter sua prisão preventiva decretada pela pratica de pedofilia e abuso de menores.
ADAILTONDEPINTADAS

PEDÓFILO VAI PARA A CADEIA EM VÁRZEA DO POÇO. .



Esta preso na carceragem da Delegacia de Várzea do Poço, Genivaldo Almeida dos Santos, conhecido como “Tane Global” natural da mesma cidade, profissão técnico em Informática, o mesmo foi preso por Policias Civis, sob o comando de Drª Manuela, após ter sua prisão preventiva decretada pela pratica de pedofilia e abuso de menores.
ADAILTONDEPINTADAS

Barreiras - Floro Calheiros, maior pistoleiro vivo do Nordeste, acusado do atentado contra desembargador de Sergipe, morre em confronto com a PM

image

Floro Calheiros, considerado o principal pistoleiro vivo do Nordeste, acusado de ter matado um deputado e do atentado contra o desembargador Luiz Mendonça, em Sergipe, foi morto neste domingo (10) durante uma operação policial em Barreiras.

Três homens procurados por envolvimento no atentado contra o desembargador Luiz Mendonça, presidente do Tribunal Regional Eleitoral e Sergipe (TRE/SE), no dia 18 de agosto de 2010, em Aracaju, foram mortos na manhã deste domingo, durante uma operação policial na cidade de Barreiras (a 858 km de Salvador), no oeste do Estado.

sábado, 9 de abril de 2011

As 12 vítimas do massacre em escola do Rio de Janeiro

Atirador que invadiu escola no Rio de Janeiro matou 12 alunos da escola Tasso da Silveira. Saiba um pouco mais sobre as vítimas

Ana Carolina Pacheco da Silva, 13 anos - Maria Madalena, avó de Ana Carolina, se emocionou ao passar em frente ao vaso de flores com o nome da neta “Tchau, minha netinha, tchau”. A menina ia para a escola sempre contente, segundo ela.
Bianca Rocha Tavares, 13 anos - Tinha uma irmã gêmea que também foi baleada pelo atirador. Sonhava em ser pediatra e morreu ao tentar salvar uma amiga, segundo relatos de amigos de classe. A avó lembrou que ela era vaidosa. “Era linda, gostava muito de ir à escola, tinha o cabelo comprido e cuidava dele com carinho”, afirmou Maria José dos Reis Rocha, de 59 anos.
Géssica Guedes Pereira, 15 anos - Estudiosa, Géssica participava um curso preparatório para entrar na Marinha. Ela jogava vôlei na escola e era fã de funk.
Igor Moraes da Silva, 13 anos - Sonhava em ser jogador de futebol. O amigo Douglas Ramaro lembrou que o menino estava feliz no dia em que morreu. O motivo: havia ganhado uma chuteira de presente. No seu enterro, Roberto Dinamite, presidente do Clube Vasco da Gama, compareceu. Igor era aluno da escolinha de futebol do clube.
Karine Lorraine Chagas de Oliveira, 14 anos - Karine queria ser atleta e integrava uma equipe de salto em distância de um projeto para jovens da polícia militar desde o início deste ano.
Larissa dos Santos Atanásio, 13 anos - Torcedora do time de futebol Vasco da Gama e religiosa, Larissa era também muito vaidosa. Já havia feitos desfiles e sonhava com a passarela. "Ela era sempre muito alegre e amiga. Conversava sempre com todo mundo. Tirava boas notas e queria seguir o sonho de ser modelo”, afirmou a amiga Jéssica Ferreira.
Laryssa Silva Martins, 13 anos - Segundo parentes, Laryssa era reservada e não saía muito de casa. Apesar disso, vários amigos compareceram ao seu enterro. No seu perfil no Orkut, a jovem mostrava que era fã de fotografias e sempre estava sorrindo nas fotos.
Luiza Paula da Silveira, de 14 anos - Fã de Ivete Sangalo, Luiza foi enterrada sob o canto de sua música preferida da cantora, “Quando a Chuva Passar”. Ela estava no 8º ano do Ensino Fundamental e se preparava para a festa de aniversário de 15 anos, que seria em setembro. “O pai já havia pago tudo e ela iria escolher o vestido na próxima semana", contou a amiga Jéssica Lauane.
Mariana Rocha de Souza, 12 anos - Um helicóptero da Polícia Civil jogou pétalas de rosa sobre o cemitério em que Mariana Rocha de Souza foi enterrada nesta sexta-feira. A menina, estudiosa, planejava ser modelo e sempre fazia poses para as fotos. O irmão dela, de 9 anos, estava na escola no dia do massacre e correu para procurá-la, mas a encontrou já na ambulância.
Milena dos Santos Nascimento, 14 anos - Estava no 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Tasso da Silveira. Tinha duas irmãs que também estudavam na unidade de ensino, mas nada sofreram. De acordo com amigos, Milena era muito estudiosa e não faltava a nenhum dia de aula.
Rafael Pereira da Silva, 14 anos - Calmo, tranquilo e estudioso. Foi assim que vários amigos o definiram. Gostava de rock e era fã da banda Linkin Park. Ele foi um dos dois meninos mortos pelo atirador. Era aluno do 9° ano da Escola Municipal Tasso da Silveira.
Samira Pires Ribeiro, 13 anos - No site de vídeos Youtube é possível encontrar uma homenagem a Samira, que estava no 8º ano. Com a descrição “Foi Entregue nas Mãos de Deus!! Mais um Anjo”, o vídeo começa com uma imagem do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a mensagem “Luto”.

Estudante natural de Ipiaú -BA entre as vítimas de massacre no Rio


Segundo o site Ubatã Notícias, duas irmãs de Milena também estavam na Escola Municipal Tasso da Silveira no momento do massacre, mas não tiveram ferimentos.


Milena dos Santos Nascimento, uma das crianças mortas pelo atirador que invadiu uma escola no Rio, nasceu em Ipiaú, no Centro-sul da Bahia, e foi registrada no município de Ubatã, localizado a 367 km de Salvador.

O corpo da garota de 14 anos foi sepultado em um cemitério em Realengo, mesmo bairro onde aconteceu a tragédia, na tarde desta sexta-feira (8).
Segundo o site Ubatã Notícias, duas irmãs de Milena também estavam na Escola Municipal Tasso da Silveira no momento do massacre, mas não tiveram ferimentos.
Em entrevista ao jornal CORREIO*, Marta Nascimento, uma das tias da menina, informou que recebeu a notícia da pior forma possível, pois não esperava que algo assim acontecesse e lamentou pelas outras vítimas do massacre.
A tia disse também que a família de Milena se mudou para o Rio quando ela tinha cerca de 1 ano. No entanto, a menina conversava freqüentemente com os primos da mesma idade que moram em Ubatã.
Fonte: Correio/Calila

quinta-feira, 7 de abril de 2011

ELEITOR TEM UMA SEMANA PARA REGULARIZAR TÍTULO



Eleitores que não votaram nas últimas três eleições têm até a próxima quinta-feira (14) para regularizar a situação e impedir o cancelamento do título de eleitor.  De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral Segundo (TSE), mais de um milhão de pessoas podem ter o documento cancelado porque não compareceram aos cartórios para realizar o procedimento. As penalidades para quem não atender à determinação são muitas: perda do cadastro na Justiça Eleitoral, impossibilidade de obter passaporte ou carteira de identidade, dificuldades para receber nomeação ou salários de emprego público.

MASSACRE NO RIO: SECRETARIA CONFIRMA 11 MORTOS




Foto: Reprodução TV Globo

Autor do massacre, Wellington Menezes era ex-aluno da escola
A secretaria de Saúde do Rio de Janeiro corrigiu a estimativa de mortos, divulgada anteriormente, e confirmou a morte de 11 pessoas, e não 13, bem como a contagem de 22 pessoas feridas no massacre promovido por um atirador na escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (7). O homem, que era ex-aluno da unidade, foi identificado pela polícia como Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, e também morreu. Além dele, 10 alunos, sendo um menino e nove meninas, foram a óbito. O corpo do atirador foi retirado por volta das 12h35 da escola. De acordo com o coronel da polícia Djalma Beltrami, o atirador deixou no local uma carta com inscrições complicadas, segundo afirmou. “Ele tinha a determinação de se suicidar depois da tragédia”, revelou o coronel. A carta foi entregue a agentes da Divisão de Homicídios. Ainda de acordo com a polícia, o homem usou dois revólveres na ação, os quais foram recarregados algumas vezes.
FONTE: BAHIANOTICIAS

Ex-aluno armado invade escola municipal em Realengo e deixa mortos e feridos


Movimentação em frente à escola onde houve tiroteio. Foto do leitor Leonardo Reis

Fernanda Baldioti, Luiz Ernesto Magalhães, Paulo Roberto Araújo e Waleska Borges - O Globo
Tamanho do texto
A A A
RIO - Um ex-aluno invadiu, na manhã desta quinta-feira, a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, fez vários disparos, que teriam atingido pelo menos 30 alunos. Segundo o relações-públicas do Bombeiros, coronel Evandro Bezerra, dez pessoas morreram e 20 ficaram feridas. O atirador seria Wellington Menezes de Oliveira. Ele foi baleado na perna e depois se matou. Segundo Fernandes, fiscal do Detro, que fazia uma operação na região, Wellington deixou uma carta explicando as razões do atentado. A carta ainda não foi divulgada. O secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, e de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, estão a caminho da escola.
O Detro estava fazendo uma operação de combate ao transporte clandestino, com três carros, nas proximidades. Os fiscais contavam com o apoio de policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária.
- Um garoto baleado no rosto chegou pedindo ajuda e contando que um cara entrou atirando na escola. Uma equipe socorreu o menino, e outras duas se dirigiram à escola. Chegando lá, o sargento Alves abordou o atirador, que estava no segundo andar, subindo para o terceiro. O policial deu um tiro na perna do criminoso e mandou ele se render. Em seguida, o homem deu um tiro na cabeça - disse Fernandes.
Bombeiros levaram as vítimas para dois hospitais da região, um deles o Hospital Albert Schweitzer.
O gari Dorival Porto Rafael, que se encontrava na escola no momento do tiroteio, contou que o homem armado entrou em uma sala da oitava série, onde cerca de 40 alunos assistiam à aula de português.
- Ele entrou na escola dizendo que daria uma palestra. Foi para uma sala da oitava série, que fica no primeiro andar, e sem falar nada tirou uma pistola da bolsa e começou a atirar. A polícia chegou, e ele tentou subir para o segundo andar, quando viu que estava cercado, deu um tiro na cabeça. Nenhum funcionário pode se aproximar, apenas a polícia está no local - contou em entrevista por telefone.
Uma multidão de pais e curiosos cerca a escola. A Rua General Bernadino de Matos, onde fica a unidade de ensino, está fechada. Há muito choro e desespero porque os familiares não têm informações sobre o que aconteceu. Durante a confusão, muitas crianças fugiram.
Maria do Carmos Pereira, que mora perto da escola, disse à GloboNews TV que ouviu muitos disparos:
- Foram muitos tiros. Não sei precisar quanto tempo, mas acho que uns cinco minutos. Há muitas ambulâncias e carros da polícia aqui - afirmou.
Outro vizinho, Marcelo Alves, disse que viu crianças com tiros na cabeça:
- Estava chegando em casa por volta de 8h10m e vi a confusão em frente à escola. Vi várias crianças, entre dez e 15, saindo baleadas. Pelo menos três eu vi que estavam com tiro na cabeça. Posso dizer que parecia que estavam mortas. E como a ambulância estava longe, as crianças estavam saindo nos braços dos pessoas e dos policiais. Muitos foram pro hospital no carro da polícia e em carros particulares - disse Marcelo Alves, segurança de 50 anos que mora a cerca de 100 metros da escola.
A doméstica Jane, de 50 anos, estava em casa a poucos metros da escola quando ouviu dezenas de desparo, por volta das 8h. Correu até a escola imediatamente. Muitos pais de alunos e policiais entravam na escola:
- Foi uma cena de horror. Vi pelo menos cinco crianças mortas e várias feridas. Eu mesmo carreguei o corpo de duas crianças mortas, com tiros na cabeça. O cara só deu tiro na cabeça, para matar. Eu vi um homem jovem, mulato, bem vestido até, que segundo as outras pessoas era o assassino. Ele estava na escada, com o rosto para o chão. Acho que estava tentando fugir para o segundo andar quando foi morto.
A Secretaria municipal de Educação ainda não se pronunciou sobre o caso, mas informou que representantes do órgão foram para a escola para apurar o ocorrido e tomar providências necessárias. A Secretaria de Segurança também não se pronunciou sobre o caso

STF considera constitucional piso nacional para professores da rede pública

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria, declararam a constitucionalidade da Lei 11.738/2008, na parte que regulamenta o piso nacional - vencimento básico - para os professores da educação básica da rede pública. O ministro Marco Aurélio ficou vencido.
A constitucionalidade do parágrafo 4º do artigo 2º, que determina o cumprimento de no máximo 2/3 da carga horária do magistério em atividades de sala de aula, ainda será analisada pela Corte. Parte dos ministros considerou que há invasão da competência legislativa dos entes federativos (estados e municípios) e, portanto, violação do pacto federativo previsto na Constituição. Com isso, não se chegou ao quorum necessário de seis votos para a declaração de constitucionalidade ou inconstitucionalidade da norma.
 O julgamento, que durou mais de quatro horas, ocorreu na tarde desta quarta-feira (6), durante a análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4167, ajuizada na Corte pelos governos dos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará.
Fonte: STF

Ultrapassagem perigosa causa acidente na BR-324 em Riachão do Jacuípe





 Por volta das 09h30, desta quarta-feira(06) 
na BR-324 próximo ao Posto Carreteiro em 
Riachão do Jacuípe, aconteceu um acidente 
envolvendo três veículos : um caminhão Ford 
Cargo, placa-BSF 9902 licença de Araçatuba-SP ,
 conduzido por Osmário de Souza, 62 , um 
caminhão Mercedes Benz, placa HWJ – 2205 
licença de Brejo Santa- CE , conduzido
 por Francisco Alexandro Rodrigues, 29 e 
um Corola Placa – JRP 6655 licença de 
Feira de Santana conduzido por Vinicius 
Oliveira, 32.
 Segundo Osmário o motorista do veículo Ford, 
o caminhão Mercedez Benz conduzido por Francisco
 tentou ultrapassar o Corola quando ficou de frente
 para o seu caminhão, na tentativa de retornar 
ele atingiu o  Corola e também a lateral do seu 
caminhão. O carro ficou com a traseira parcialmente 
destruída, ninguém ficou ferido, mas até a saída
 da nossa equipe a Polícia Rodoviária Federal não 
havia chegado ao local para registrar o ocorrência. 


Foto: Marcos Cícero agenorfilho

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Piso salarial dos professores: STF julga ação nesta quinta

O Supremo Tribunal Federal (STF) pautou para esta quinta-feira (17), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) sobre o piso salarial nacional dos professores. A ação, impetrada em 2008 por cinco estados (MS, PR, SC, RS e CE), contesta alguns pontos da lei sancionada no mesmo ano. Parlamentares e representantes da categoria vão acompanhar o julgamento e manifestam otimismo no resultado.

"Nossa expectativa é de que o Supremo respeite o desejo do povo que teve o apoio do Congresso Nacional ao votar por unanimidade em favor do Piso", afirmou o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão.


A deputada Fátima Bezerra (PT-RN), coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Salarial Nacional dos Professores, disse que “é muito importante que o STF julgue favoravelmente à constitucionalidade da lei, pois só assim todos os estados e municípios passarão a respeitar o piso”.

E acrescentou: “Esta Casa tem o dever de se mobilizar na defesa da lei do piso. Trata-se de uma legislação discutida e aprovada por unanimidade na Câmara. Não podemos permitir que este importante mecanismo para o desenvolvimento da educação brasileira seja fragilizado”, defendeu. 
De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), centenas de professores não estão recebendo o piso salarial, estipulado este ano pelo Ministério da Educação em R$1.597,87. 
Para Roberto Leão é importante que a Ação seja julgada agora. “Temos muitos estados em greve por culpa, principalmente, da má remuneração dos educadores. Temos a convicção de que não é justo protelar mais este julgamento e que o STF irá honrar a Casa votando não apenas a favor dos professores, mas de toda a nação que depende de cidadãos bem educados para levar o país rumo ao progresso”, concluiu.

terça-feira, 5 de abril de 2011

A deputada Graça Pimenta intercede por Pé de Serra

A deputada estadual Graça Pimenta (PR) e o prefeito do município de Pé de Serra, Hidelfonso Vitório, participaram de uma audiência com a direção da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) na tarde desta terça-feira (29). A reunião, solicitada a parlamentar pelo prefeito Vitório, foi realizada para que a direção do órgão avaliasse a possibilidade de autorizar financiamentos para a Prefeitura de Pé de Serra. 
“Sempre estarei pronta para atender as solicitações do prefeito Hidelfonso Vitório. Faço isso como forma de gratidão aos habitantes de Pé de Serra que sempre me receberam tão bem”, declarou a deputada Graça Pimenta. 
Na Desenbahia, os visitantes foram recebidos pelo presidente do órgão, Luiz Alberto Bastos Petitinga, e pelo diretor de operações, José Ricardo Santos. O presidente solicitou documentos da Prefeitura de Pé de Serra e disse estar à disposição da deputada Graça Pimenta para analisar as solicitações da parlamentar.

LÍNGUA PORTUGUESA A verdade: presidenta ou presidente?




Tenho notado, assim como aqueles mais atentos também devem tê-lo feito, que a candidata Dilma Roussef e seus apoiadores, pretendem que ela venha a ser a primeira presidenta do Brasil, tal como atesta toda a propaganda política veiculada na mídia. Presidenta??? 
Mas, afinal, que palavra é essa totalmente inexistente em nossa língua? Bem, vejamos: no português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... 
Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. 
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, à pessoa que preside é presidente, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. 
Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta". 
Um bom exemplo do erro grosseiro seria: "A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta". 
Miriam Rita Moro Mine UFPR.
fonte: beijaflorfm

População de Pintadas reclama do asfalto.



''A estrada Ba-414 em Pintadas nem inaugurou e a população já reclama''


Os buracos tomaram conta da estrada,antes mesmo da inauguração prevista para 9 de maio de 2011.O custo total do contrato foi de 28 milhões de reais,onde a cada KM foram investido cerca de 600 mil reais.
As obras estão em fase de conclusão pela construtora Torre.
A população já reclama ''Fizeram uma camada fina de asfalto até a cidade de Ipirá.''Onde poderá acabar em poucos anos ou meses. 
Adailton de Pintadas

UNIVERSIDADES FORMARÃO PROFESSORES DO TOPA


O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, assinou nesta segunda-feira (4) contrato com quatro universidades estaduais e duas faculdades baianas para garantir a formação de 10.500 bolsistas, entre alfabetizadores, coordenadores de turma, tradutores e intérpretes de Libras do programa Todos pela Alfabetização (Topa). As instituições escolhidas por meio de seleção pública foram: Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Faculdade Maria Milza (Famam) e Sociedade Educacional da Bahia (Fainor). Criado em 2007, dentro do programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, o Topa já alfabetizou 751 mil baianos e tem outros 185.260 em sala de aula. Informações do jornal Tribuna da Bahia.
bahianoticias

segunda-feira, 4 de abril de 2011

CRIANÇA DE 13 ANOS ATIRA EM OUTRA EM PÉ DE SERRA

No sábado dia 02 de abril um menor de 13 anos atirou com uma espingarda em outro menor no bairro do Sapé em Pé de Serra. Segundo informações as crianças entraram em desavença e brigaram, quando um dos meninos foi em casa pegou a espingarda e atirou no outro , que foi encaminhado para Feira de Santana.
Até o momento não tive informação do estado da criança. Isso serve de exemplo e de reflexão do perigo que é deixar arma de fogo em casa, e pode responsabilizar o proprietário da arma por negligência e irresponsabilidade.


Por Rildo Rios

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Riachão - Homem preso por desacato, resistência à abordagem e desordem

No último dia 20, foi conduzido e apresentado à Delegacia de Polícia do município de Riachão do Jacuípe o indivíduo de nome Eliezer Mota de Oliveira, de 35 anos.
Ele participava de uma festa de Vaqueiros e Fazendeiros no Povoado de Salgado. Durante a festa várias pessoas procuraram os policiais e relataram que Eliezer – mais conhecido como Vaqueiro – estava fazendo bagunça, procurando confusão e repassando droga.

Algum tempo depois, o acusado foi visto pela equipe da polícia em um ambiente escuro (que facilitava o uso e tráfico de drogas).

imageNo momento da abordagem, o indivíduo estava portando os seguintes objetos: dois óculos, R$ 245,00, um papelote de uma substância em pó na cor branca (provavelmente cocaína), etc.

Constam também no banco de dados do Disque Denúncia relatos que apontam Eliezer Mota, habitante da Fazenda Malhada Nova, em Pé de Serra, como uma pessoa que oferece muito perigo à região por ter envolvimento com outros elementos igualmente perigosos. Essa não foi a sua primeira passagem pela polícia.

A HISTÓRIA DO DIA DA MENTIRA...


Menino Maluquinho (Melhoramentos) e Pinóquio (Walt Disney)
Encontro em Paris, capital da mentira
Tudo começou quando o rei da França, Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato que atrapalhou a adoção da mudança da data por todos.

Antes dessa mudança, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia primeiro de abril. Algumas pessoas, as mais tradicionais e menos flexíveis, não gostaram da mudança no calendário e continuaram fazer tal comemoração na data antiga. Isso virou motivo de chacota e gozação, por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam.Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como dia da mentira.
Aproximadamente duzentos anos mais tarde essas brincadeiras se espalharam por toda a Inglaterra e, consequentemente, para todo o mundo, ficando mais conhecida como o dia da mentira. Na França seu nome é “Poisson d’avril” e na Itália esse dia é conhecido como “pesce d’aprile”, ambos significando peixe de abril. No Brasil, o primeiro Estado a adotar a brincadeira foi Pernambuco, onde uma informação mentirosa foi transmitida e desmentida no dia seguinte. “A Mentira”, em 1º de abril de 1848, apresentou como notícia o falecimento de D. Pedro, fato que não havia acontecido.

Walt Disney criou uma versão para o clássico infantil Pinóquio, dando ênfase à brincadeira, mostrando para a criançada o quanto mentir pode ser ruim e prejudicial para a vida das pessoas. Ziraldo, um escritor brasileiro da literatura infanto-juvenil, também conta histórias sobre as mentiras, através do tão famoso personagem, o Menino Maluquinho. Em "O Ilusionista", Maluquinho descobre o mal provocado por roubar, fingir e mentir.

Pregar mentiras nesse dia é uma brincadeira saudável, porém o respeito e o cuidado devem ser lembrados, para que ninguém saia prejudicado, afinal, a honestidade é a base para qualquer relacionamento humano.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

sexta-feira, 25 de março de 2011

Câmara de Pé de Serra aprova projetos importantes para o município.


 


Na ultima terça feira, dia 22 de março, o presidente da Câmara Municipal de Pé de Serra, Edgar Carneiro Miranda, falou à nossa equipe acerca  da votação de dois projetos do poder executivo municipal.                           
Uma trata da compra de máquinas para o desenvolvimento do município e o outro é a Lei de Loteamento e Parcelamento do Solo, sendo que as matérias já foram aprovadas em sua primeira votação,e serão muito importantes para o povo dessa terra tão sofrida,e fala que em breve a câmara estará tendo novidades tecnológicas para dar mais comodidade para os munícipes,e transparência nos trabalhos da Câmara,e fala ainda da sua indicação de uma horta comunitária no povoado de Caldeirão do Negro,agradece aos seus colegas por acreditar nele e principalmente o povo de Pé de Serra.  

 A sessão começou com a oração do Pai  Nosso e a leitura de salmo bíblico,o Sr Presidente  Edgar  Carneiro Miranda, faz a abertura da sessão,pedindo que o 1º secretario,Esmeraldo Rios Santos faça a leitura da ata da sessão anterior e passe também a ordem do dia e da outras providencias.

Estavam presentes os vereadores: Antônio Jorge de Oliveira Carneiro,Carlos Geovani Rios de Araújo,Durval Silva Carneiro,Aloísio de Oliveira Rios.
Assim transcorreu a sessão do dia 22 de março de 2011, na cidade de Pé de Serra.
Rádio Jacuípe

PÁSCOA EM PÉ DE SERRA: A MELHOR FESTA DE TODA A REGIÃO

Lavagem do Judas animada pela Lira 6 de Agosto
Vem aí a Tradicional Semana Santa em Pé de Serra, uma festa com várias manifestações culturais, religiosas e além de tudo reúne mais de 10 mil pessoas de todo o Estado da Bahia.
A páscoa no contexto religioso, é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, no entanto em Pé de Serra é realizada a procissão de subida ao cruzeiro que fica na Serra do Leão na Sexta-Feira Santa,e no domingo é realizada a Missa na Igreja Matriz.Durante toda sexta-feira várias pessoas sobem no Cruzeiro para pagar promessas, fazer oração ou então contemplar as belezas naturais do município que oferece uma visão maravilhosa de toda a cidade.
No sábado de Aleluia é realizada a Lavagem de Judas animada pela Lira 6 de Agosto (Orquestra Sopro da Alegria) que reúne aproximadamente 10.000 pessoas no cortejo de aproximadamente duas horas com as irreverentes caretas, fantasias diversificadas e como mais nova atração o Bloco das Piriguetes. Chegando a noite é chegado o momento da despedida do Judas com a leitura de seu Testamento feito em Literatura de Cordel e logo em seguida a queima do boneco que atrai a atenção de todas as pessoas presentes no evento.
Pra fechar com chave de ouro é realizada a festa dançante na quadra municipal onde nesse ano teremos a musicalidade da Banda Trem de Pouso e Banda A Fixxa.

Por Rildo Rios

quinta-feira, 24 de março de 2011

Coité: dona de casa morre eletrocutada em varal

Uma instalação irregular ligada ao varal ocasionou a morte quando ela estendia roupa.


A gari Marineide Morais Oliveira, 44 anos, morreu por volta das 18h30 desta quinta-feira (24) vítima de choque elétrico quando estendia roupa no varal de sua casa situada a IV Travessa da Pampulha em Conceição do Coité. A vítima chegou a ser socorrida, mas deu entrada no Hospital Almir Passos sem sinais vitais.
De acordo com Cosme Brás dos Santos, esposo de Neide como a chamava, ele estava jantando e ela no quintal de casa lavando roupa quando ouviu os gritos. “Fui correndo e vi que ela estava com uma mão presa ao fio de arame e outra segurando uma peça de roupa. Ai eu puxei uma vez não consegui  tirar ela que estava agarrada, neste momento também levei choque e na segunda tentativa conseguir soltar ela,  no chão comecei a puxar a língua, fiz respiração boca a boca mas vi que ela não reagia,” lamentou.
Cosme  disse a nossa equipe que estava convivendo com Marineide há seis meses e vinha tentando convencê-la a ir morar numa propriedade dele na comunidade de Laginha de Retirolândia.  Contou também que já chegou na casa com a instalação com problemas e que há poucos dias sofreu um choque muito forte numa bica, e antes, a própria Neide já havia levado outros choques, só que de menor proporção.
Neide deixa três filhos, um deles conhecido por “Sinho” desmaiou ao tomar conhecimento da morte da mãe e até as 19h30 não havia se recuperado.
Calila

CORRIDA DE JEGUE EM PÉ DE SERRA ANIMOU AS COMEMORAÇÕES DOS 26 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Pefeito Hildefonso entrega prêmio ao vencedor
Já virou tradição em Pé de Serra a corrida de jegue que acontece todos os anos no aniversário de emancipação política no dia 20 de março. Isso mostra a força das manifestações culturais dos pedesserrenses e o governo atual dar apoio e incentivo para essas manifestações. Tivemos premiação para os primeiros colocados assim como para os animas que se destacaram no evento.
Muita gente veio apreciar e se divertir com a corrida que aconteceu nas proximidades da Prefeitura onde ocorreu a entrega de prêmios para os ganhadores. O prefeito Hildefonso participou da atração junto com secretários e vereadores.

Por Rildo Rios

PREFEITURA DE PÉ DE SERRA CONVOCA PROFESSORES MOTORISTA E OPERADOR DE MÁQUINA PESADA

A Prefeitura Municipal de Pé de Serra publicou hoje decretos de convocação para professores, motorista e operador de máquina pesada. Os convocados deverão comparecer na prefeitura munidos de documentos de acordo o Edital.
Na medida do possível o município convocará os candidatos de acordo a necessidade de cada setor, cumprindo assim a legislação vigente. Veja o link dos decretos com os convocados: http://www.doem.org.br/doem/form.jsp?sys=DOE&action=openform&formID=34&align=0&mode=-1&goto=-1&filter=doe_entidades.ent_codigo=108&scrolling=yes.

Por Rildo Rios